4ª Ação de Sensibilização e Capacitação de Gestores e Proprietários de Jardins Históricos
Fundação da Casa de Mateus, Vila Real
8 e 9 Novembro 2019
A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque. Os seus estatutos definem como missão a conservação, restauro e melhoramento da Casa, o estudo, catalogação e divulgação do seu Arquivo e ainda a promoção de atividades culturais, científicas e pedagógicas. A Casa de Mateus, exemplar notável da arquitetura barroca, bem como o seu espólio, constituem um conjunto patrimonial notável, monumento nacional desde 1910. Passada a curta azinhaga que desce do portão de entrada, o visitante encontra uma paisagem única: as fachadas da Casa e da Capela, duplicadas pelo espelho de água e enquadradas por um exuberante parque natural, ambos desenhados por Gonçalo Ribeiro Teles, oferecem uma combinação perfeita entre História e Natureza. Os Jardins estabelecem uma unidade rara com a Casa, estendendo-se ao longo do mesmo eixo central e construindo um notável jogo de escalas,ocultações e revelações. A nascente,encontramos vestígios dos jardins originais, a prolongar o majestoso túnel de cedros até à paisagem produtiva. O jardim de rosas que bordeja a ala sulconfere uma especial exuberância cromáticae aromática que contrasta com o desenho racionaldos parterres superior e inferior. As hortas-jardim, que ligam os jardins à área florestal, completam um ecossistema complexo, que respeita os ritmos e as condições de equilíbrio ambiental.
Presidente e proprietária da Around Art SL, empresa que desde 1984 organiza viagens para diretores e patrocinadores mais eminentes de museus americanos e europeus em torno da arte espanhola e portuguesa. Também organiza passeios pelos jardins de Portugal, Espanha e Marrocos para importantes instituições americanas no mundo dos jardins e da botânica. É licenciada em História de Arte pela Universidade Complutense de Madrid. Desde 2016 faz a gestão e comercializa o castelo e jardins do Palácio de Galliana em Toledo.
Organizou viagens para a American Horticultural Society, a Massachusetts Horticultural Society, a Pacific Horticultural Society, a Mediterranean Garden Society, a University of California Jardins botânicos de Berkeley, a Madoo Conservancy, a Garden Conservancy of America, a Cultural Landscape Foundation, o Clube dos Bons Jardins (Algarve), Les Amateurs du Jardin, Hortibus, Le Cercle Poliphile, entre outros. Atualmente, faz parte do Conselho das seguintes instituições: Fundação Yannick & Ben Jakober, Palma de Maiorca, Fundação Zuloaga, Fundação ANAR para crianças e adolescentes em risco, Conselho Internacional do Teatro Real de Madrid, Presidente dos Amigos Espanhóis do Museu Nacional das Mulheres nas Artes. Washington D. C., entre outros. É Diretora do Programa Internacional de Colecionadores da ARCO Madrid desde 1993 e membro da Junta de Amigos da ARCO de 2000 a 2006, da Europa Nostra, e Hispania Nostra.
Proprietário do Pazo Quinteiro da Cruz, em Ribadumia, Pontevedra, na Galiza, integrado na Rota das Camélias, Rota dos Jardins Históricos e Rota dos Vinhos das Rias Baixas. É licenciado em Biologia e em Farmácia pela Universidade de Santiago de Compostela, Mestre em Meio Ambiente (INICE), Mestre em Comunidades Europeias (Escuela Diplomática de España), PhD. Foi Conselheiro dos Portos de Galicia durante 15 anos, Presidente do Real Club de regatas de Galicia durante 20 anos, Farmacêutico titular e Inspetor de Águas de Consumo Público e Diretor do Gabinete de Òptica Galicia. No Pazo de Quintero é diretor da Adega e do Jardim Botânico, é Presidente da Federación de Cofradias Gastronómicas Gallegas (FECOGAL) e Chanceler do Capítulo Serenisssimo del Vino Albariño de Cambados. É membro da Associação de Amigos dos Pazos Galegos, da Associação de Proprietários de Casas Históricas Singulares e ex-Director e ex-Delegado de Espanha da Sociedade Internacional de Camélias.
Diretora de Enoturismo na Aveleda S.A.. Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica - Porto. Short MBA na Católica Business School - Porto. Pós-Graduação em Gestão Hoteleira na Universidade Portucalense - Porto), em Enologia na Universidade de Bordéus, em Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho na Universidade do Porto) e Wine & Spirit Education Trust II na Wine Academy of Spain. Diretora de Marketing e Enoturismo na Quinta Nova N. S. Carmo, de 2004 a 2018. Direção do Concurso de Vinhos do Office International de la Vigne et du Vin em Portugal, entre 1997 e 2004. Docente de Enoturismo no ISEG,na Universidade de Lisboa, na Escola Superior Gestão na Universidade do Minho, na Escola Superior de Jornalismo – Porto, na Universidade Portucalense e em várias empresas privadas, desde 2005. Auditora Especialista em projetos europeus de Enoturismo. Membro dos órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto / Porto Convention Bureau, de 2012 a 2017, e em demais associações. Nomeada pela Associação Portuguesa de Diretores de Hotéis como a “Melhor Gerente de Marketing e Vendas”, em 2012 e 2013.
Diretor de Turismo - Cluster General Manager do Vidago Palace Hotel / Pedras Salgadas SPA Nature Park, Super Bock Group - VMPS Águas e Turismo AS, desde 2016. É licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade Internacional (1988-1992) e Mestre em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (2008-2010). Tem uma extensa e diversificada experiência profissional na hotelaria de luxo em Portugal e em Espanha - Villa Padierna, Asia Gardens Hotel, Vale d’Oliveiras, Marriott, Vila Sol, Orient Express Hotels, Hotel Altis, Caesar Park, entre outros.
Manager do PEDRAS SALGADAS spa & nature park desde 2011. É licenciada em Gestão pela Universidade de Trásos- Montes e Alto Douro com uma pós graduação em Direção Hoteleira. Iniciou a sua atividade profissional em 2000 como responsável pelo Centro de Congressos do Vidago Palace Hotel, e desde então tem desenvolvido a sua carreira na Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas S.A. Faz parte da Direcção da ATP – Associação das Termas de Portugal.
Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa com Pós-graduação em Ciências Jurídico-Urbanísticas e Ambientais peloInstituto de Ciências Jurídico-Políticas, foi, de 2013 a 2015, Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Sintra, no contexto do que contribuiu para a criação dos Conselhos Estratégicos Ambiental e Empresarial e para o processo de reorganização do setor empresarial deste município. De 2009 a 2011, ocupou o cargo de Adjunta com funções de Chefe do Gabinete em substituição do Ministro da Justiça do XVIII Governo Constitucional e, entre 2006-2009 e 2011-2013, foi Assessora Parlamentar do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, no contexto do que prestou apoio jurídico às Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, de Ética, Sociedade e Cultura, e de Saúde, entre outros cargos. Foi Vogal do Conselho de Administração da Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. desde 2015, desempenhando funções como Presidente desde setembro de 2018. É membro da Ordem dos Advogados desde 2008, com inscrição voluntariamente suspensa.
Diretora da agência de viagens Barceló Viajes - B The Travel Brand, em Cáceres. Licenciada em Empresas e Atividades Turísticas pela Universidade da Extremadura com um curso de Pós-Graduação em Gestão de Agências de Viagens. Colaborou na Zafiro Tours (2006-2008). Foi consultora de viagens do American Express Travel (2003-2008). Colaborou nas Viajes El Corte Ingles, primeiro na gestão de viagens de empresas e depois no Departamento de Congressos e Convenções (2000-2003).
Administrador da Pinto Lopes Viagens, um operador turístico e agência de viagens com mais de 40 anos de experiência, especializado em viagens em grupo, culturais e de autor, com guia que dispõe de programação própria, que vai desde os destinos tradicionais aos mais invulgares, disponibilizada em catálogo e indicada para viajantes com espírito de grupo. A Pinto Lopes organiza também circuitos à medida para grupos (associações, empresas, escolas, entre outros).
Fundador e CEO da Portugal Green Walks, um operador turístico vocacionado para a promoção do segmento de Turismo de Natureza no mercado externo criado em 2012. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, com uma Pós-Graduação em Gestão pela Universidade do Porto e uma Pós-Graduação em Planeamento e Desenvolvimento de Produtos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Em 2005 criou a empresa de animação turística Oficina da Natureza. Trabalhou na Sonae, Enabler e Wipro, sempre ligado à gestão de projectos na área das tecnologias de informação. A par com a atividade empresarial foi, como professor convidado, regente das cadeiras de Turismo e Animação Turística no Instituto Politécnico do Cávado e Ave e Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É orador em múltiplos seminários e conferências ligadas à Animação Turística e Empreendedorismo.
Professora associada com agregação no Instituto Superior de Agronomia, sócia gerente do atelier ACB. Arquitetura Paisagista. É licenciada em arquitetura paisagista no ISA, mestre em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Massachusetts e doutorada no ISA. Dirigiu o restauro do Jardim Botânico da Ajuda (1994-1997), tendo sido diretora deste jardim entre 1997 e 2002. Foi assessora chefe de Arquitetura Paisagista da Expo’98 e Diretora do Projeto do Jardim Garcia de Orta no recinto da Expo’98 de 2003 a 2008. Fundou a Associação Portuguesa de Jardins e Sítios Históricos, à qual presidiu de 2003 a 2009 tendo coordenado o projeto EEA Grants, que financiou, entre 2007 e 2010, o restauro de doze jardins em Portugal. Atualmente preside ao Conselho Orientador. Foi eleita Vice-Presidente do “Comité des Parcs et Jardins d’Europe” e representante de Portugal, em 2009. Foi nomeada para o júri internacional de seleção das melhores plantas nas “Journées dês Plantes du Domaine de Courson”, na componente de plantas ornamentais do Sul da Europa, desde 2011. Através do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves em conjunto com o “Institut Européen des Jardins & Paisagens” do qual é Coordenadora Científica desde 2013, coordena uma base de dados dos jardins europeus. Lecionou como docente convidada em níveis de pós-graduação nas Universidades de Madrid, Granada, Manchester e Tóquio. É autora de livros sobre história, arte e teoria da Arquitetura Paisagista, e publica em revistas da especialidade na Europa, Estados Unidos da América e Japão. Foi nomeada em 2013 “Officier des Arts et des Lettres” pelo Governo de França.
Historiador de Jardins, membro do conselho científico do Institut Européen des Jardins et Paysages, escritor e ensaísta. Dirige a revista « Jardins », criada em 2010, uma publicação anual e temática que explora o jardim sob um ângulo existencial, filosófico e poético. Publicou vários livros em francês, italiano e espanhol. O seu último livro Un petit monde, un monde parfait, foi publicado em 2018. Responsável pela valorização da estrutura verde do Conselho Departamental Hauts de Seine, em França. No âmbito destas funções, organizou três simpósios internacionais sobre a arte dos jardins (L’héritage d’André le Nôtre, 2013, Les jardins d’artistes en Europe au XIXe siècle, 2015, Que deviennent les jardins historiques?, 2017).
Presidente do «Comité des Parcs et Jardins de France» (C.P.J.F.) de novembro de 2002 a março de 2018, que reúne todas as associações regionais realcionadas com este património. Em 2013, inaugurou no Castelo de Benouville, propriedade do Conselho Municipal de Calvados, o « Institut Européen des Jardins et Paysages », instituição francesa dedicada à preservação de arquivos e à promoção da arte do jardim. Fez carreira na química farmacêutica na Hoechst, na Industrie Biologique Française e, em 1975, fundou a empresa ISOCHEM dedicada à produção de matérias-primas farmacêuticas. Vendeu-a em 1996 à Société Nationale des Poudres et Explosifs. Já Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Dendrologia da França, dedicou-se ao restauro dos arredores e do jardim de Brécy, organizou a «Union des Parcs et Jardins de Basse-Normandie» e, com a ajuda de Jean Gueroult, assumiu a liderança do CPJF. Juntos, participaram na fundação dos “Rendez-vous aux Jardins”, no estabelecimento do rótulo “Jardin Remarquable”, no âmbito do « Conseil National des Parcs et Jardins » (2003). Em abril de 2008, criou a «Fondation des Parcs et Jardins de France», acolhida pelo «Conseil National des Parcs et Jardins» e depois pela « Fondation de France », a partir de setembro de 2019, para apoiar projetos de restauro de parques e jardins franceses.
A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho Albuquerque. Os seus estatutos definem como objetivos a conservação, o restauro e melhoramento da Casa de Mateus. O programa do ciclo “A Cultura em Diálogo”, que perdura até hoje, abrange as mais diversas formas de cultura desenvolvendo actividades regulares na área da música, das artes plásticas ou da literatura, e ainda seminários de reflexão política, científica e cultural.
O Vidago Palace Hotel apresenta espaços elegantes, que propiciam o convívio e o bem-estar num conforto sublimado pelos detalhes. A nobreza dos materiais, a suavidade dos tapetes, a eloquência dos papéis de parede, a riqueza arquitetónica e a perfeição dos acabamentos tornam o Vidago Palace Hotel único no mundo!
O Hotel Mira Corgo, encontra-se localizado numa zona privilegiada de Vila Real, em pleno centro histórico e comercial da cidade. Os quartos oferecem vistas para o rio, para a cidade e para os jardins circundantes.