Palestrantes

Fernando Caruncho

Filósofo e jardineiro, Fernando Caruncho (Madrid, Espanha) iniciou a sua atividade profissional há 40 anos, tendo realizado projetos públicos e privados em todo o mundo. Os seus dois filhos, Fernando e Pedro, aderiram recentemente ao atelier Fernando Caruncho & Asociados, S.L. Formados como arquitetos, eles incorporam uma nova geração criada e educada na grande importância da ligação entre a paisagem, o jardim, a arquitetura e o homem.

Ao longo de sua carreira, Fernando Caruncho fundiu Jardim e Arquitetura, criando uma forte sinergia entre ambos e dotando os seus projetos com um grande sentido de unidade.

Baseado numa compreensão profunda e completa do lugar, a sua luz e a sua paisagem, os seus projetos são um reflexo das ideias do lugar, do Espírito do lugar. O cuidadoso controle da Luz, o uso da Geometria para interpretar as ideias do lugar e um equilíbrio subtil no uso dos elementos minerais e vegetais são a essência dos seus jardins.

Teresa Andresen

Arquiteta paisagista e engenheira agrónoma, doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, Universidade de Aveiro, 1992. Lecionou no ensino superior durante 30 anos e, desde 2013, exerce atividade de consultoria como arquiteta paisagista. Perita de Portugal na Comissão Permanente do Património Mundial da UNESCO, 2014-2017. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desde 2013, e do Comité Científico da Fundação Benetton, Itália, desde 2015.Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, desde 2017.

Christian Gruessen

Urbanista, (AKNW, Dusseldorf), sócio fundador da Plan+, Dortmund, Alemanha, desde 2000, empresa de consultoria nas áreas dos planeamento regional e urbano, turismo e desenvolvimento cultural atualmente envolvida nos projetos UrbanLinks 2 Landscape (Interreg Europe) (2018-2022) e AWARDING HERITAGE no âmbito do Ano Euroepus do Património Cultural (2018-2019). Desde 2003 que participa na European Garden Heritage Network (EGHN).

António Ressano Garcia Lamas

Engenheiro Civil, IST (1969), doutorado em Engenharia de Estruturas pelo Imperial College of Science and Technology, Universidade de Londres (1979). Professor Catedrático Jubilado de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico. Entre os muitos cargos que desempenhou, foi Presidente do Instituto Português do Património Cultural (1987-1990); Presidente da Junta Autónoma de Estradas, depois Instituto de Estradas de Portugal (1998-2000) e Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra - Monte da Lua, SA (2006- 2014). Recebeu a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial, no 10 de Junho de 2014 e é Sócio Honorário da AJH desde 2018.

José Luís de Melo de Vasconcelos e Sousa

Licenciado em Economia, pela Universidade de Lausanne na Suiça - Hautes Etudes Commerciales. Tem uma carreira profissional dedicada à banca e atualmente é o Diretor Geral do banco Edmond de Rothschild Europe, Portugal, grupo a que está ligado desde 2000. Para além da sua atividade bancária, possui uma pós graduação em Jardins e Paisagem pela Universidade Nova de Lisboa e dedica-se empenhadamente à construção, gestão e promoção do projeto “Santar Vila-Jardim”.

Emanuel Trueb

Engenheiro agrónomo, Diretor dos Parques e Cemitérios de Basileia na Suiça, desde 1992. Foi Presidente da Associação Suiça de Administração de Parques e do Recreio (VSSG) (2007-2013) e Presidente da Federação Internacional de Administração de Parques e do Recreio (IFPRA), hoje World Urban Parks (WUP) (2013-2016). É membro da Direção da Associação Suiça de Rosas.

Abel Coentrão

Jornalista do Público desde 2002, autor de alguns artigos sobre natureza e jardins, ex-jardineiro nas horas vagas (por falta de horas vagas).

Paula Moura Pinheiro

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Jornalista na imprensa, na televisão e na rádio. Autora e apresentadora de diversos programas nomeadamente do "Visita Guiada" (RTP2 + Antena 1) Autora de vários livros, entre 2006 e 2012 foi subdiretora da RTP2.

João Marinho Falcão

Engenheiro Zootécnico (UTAD, 1987), Gestão de Empresas da Universidade Católica, Porto (1988-1990), Jovens Empresário de Elevado Potencial e Curso Auditor de Defesa Nacional. É o CEO da VINITUR, Turismo, Vinho e Gastronomia, Lda, operador de turismo especializado em turismo de vinho, gastronomia e cultura, fundada em 1998. Fundador e coordenador da Great Wine Capitals – Travel Network, 2006 a 2015. Diretor da Associação de Turismo do Porto – Agência de Promoção Externa, 2015 a 2017.