Início Noticias Local do Evento Programa Inscrições Resumos Patrocinadores Contactos

A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO


A Universidade do Porto foi constituída formalmente em 22 de Março de 1911, logo após a implantação da República em Portugal, e por isso é já uma universidade "Centenária". As suas raízes, contudo, remontam a 1762, com a criação da Aula de Náutica por D. José I. Esta escola e as suas sucessoras (Aula de Debuxo e Desenho, criada em 1779; Academia Real da Marinha e Comércio, em 1803; Academia Politécnica, em 1837) foram responsáveis pela formação dos quadros portuenses ao longo do séc. XVIII e XIX, dando resposta às necessidades de pessoal qualificado na área naval, no comércio, na indústria e nas artes.

A Universidade do Porto é atualmente a maior instituição de ensino e investigação científica de Portugal. Perto de 31.000 estudantes, 2.300 professores e investigadores e 1.700 funcionários não docentes frequentam as suas 15 escolas e 69 unidades de investigação, distribuídas por três pólos universitários localizados na cidade do Porto.






















O Porto é uma cidade com 41,66 km² de área, tendo uma população de 237.584 habitantes. Conhecida como a Cidade Invicta e como a Capital do Norte, é a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. Localizado ao longo do estuário do rio Douro, o Porto é um dos mais antigos centros europeus classificado como Património Mundial pela UNESCO, desde 1996, possuindo um dos mais famosos vinhos do mundo, o Vinho do Porto. Apesar de produzido com uvas do Douro e armazenado nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade. Vila Nova de Gaia, onde existem mais de cinquenta empresas que fazem este vinho, é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo.


A cidade do Porto ergue-se sobre uma série de colinas de topo aplanado que evidenciam uma extensa plataforma de erosão que se estende para Norte, descendo como uma suave escadaria em direção ao Oceano Atlântico. Para Sul, o vale do Rio Douro corta abruptamente a extensão natural da plataforma dando lugar a uma vista imponente das escarpas graníticas. Este cenário tem sido inspirador de artistas e poetas.


"Porto...Rocha granítica que o esforço humano transformou e de que os seus moradores se orgulham, só a palavra que nos diz esse esforço e esse orgulho dá à bruteza do granito o sentido da permanência e da tenacidade."


"O Porto de Garrett" Maria Manuela Cabral, 2002



MORADA

Rua do Campo Alegre, 1021, Porto - ver mapa

Auditório Ferreira da Silva

GPS: 41º 09’ 12.46’’ N; 8º 38’ 25.37’’ W


COMO CHEGAR DO AEROPORTO

LINHA 3 (Roxa) - destino Estádio do Dragão - sair na estação da Casa da Música. A Faculdade fica a 20 minutos de distância a pé

Secretariado

Skyros-Congressos

Av.Antunes Guimarães, 554 | 4100-074 - Porto

Telf.: +351 226 165 450 | Fax.: +351 226 189 539

Email: geologia2014@skyros-congressos.com

ORGANIZAÇÃO: