Início Noticias Local do Evento Programa Inscrições Resumos Patrocinadores Contactos

SAÍDAS DE CAMPO - Dia 20 de Julho

As saídas de campo têm um custo de 48€.

A inscrição inclui: visita técnica, transporte e lunchbox



1. Granitos e migmatitos no maciço Póvoa de Varzim-Porto: Implicações geodinâmicas

Coordenadores: Maria dos Anjos Ribeiro, Ângela Almeida, Armanda Dória, Fernando Noronha, Helena Brites, Helena Sant'Ovaia, Joana Ferreira, Maria Areias, Mónica Sousa

Descrição: A área abrangida pela excursão de campo localiza-se no bordo ocidental da ZCI, englobando ainda o contacto com ZOM. Trata-se de um setor axial do Maciço Ibérico, sobre o qual novos dados litológicos, petrográficos, estruturais e geoquímicos são contributo para a caracterização da evolução geodinâmica do Orógeno Varisco.


2. Jazigos de metais críticos (W, Li) relacionados com os granitos Variscos (Montalegre e Boticas)

Coordenadores: Fernando Noronha, Alexandre Lima, Tânia Martins, Romeu Vieira

Descrição: O fornecimento de matérias-primas para a UE é uma preocupação muito atual. A cintura Varisca Europeia apresenta mineralizações de metais críticos (principalmente W, Sn e Li mas também Nb e Ta). A região do Barroso será o exemplo a visitar.


3. Unidades Potencialmente Geradoras de Hidrocarbonetos do Jurássico Inferior da Região de S. Pedro de Moel (Bacia Lusitânica, Portugal)

Coordenadores: Luís V. Duarte, Ricardo L. Silva, João G. Mendonça-Filho

Descrição: No contexto da Bacia Lusitânica (Centro-Oeste de Portugal), e no que se refere ao Jurássico Inferior, a região de S. Pedro de Moel constitui historicamente um dos seus principais setores de estudo. Enquadrada por uma zona costeira de rara beleza paisagística, fortemente moldada pela atividade tectónica, nesta área da bacia observa-se uma série carbonatada marinha, datada do Sinemuriano-Toarciano, totalizando cerca de 300 metros de espessura. Nesta sucessão estratigráfica, exemplarmente conhecida nos mais diversos domínios da geologia sedimentar, definem-se vários pacotes margosos particularmente ricos em matéria orgânica (black shales), incluídos essencialmente nas formações de Água de Madeiros e Vale das Fontes. Admitidos como dois dos principais potenciais geradores de hidrocarbonetos da bacia, serão apresentados nesta excursão os contextos sedimentológicos, geoquímicos e paleoambientais de cada um desses intervalos, assim como será discutida a variação do conteúdo orgânico com base em estudos de palinofácies e em diversas ferramentas geoquímicas, como a pirólise Rock-Eval.


4. Paleozóico da Área Metropolitana do Porto: estratigrafia, paleontologia e mineralizações associadas

Coordenadores: Helena Couto, Jasper Knight, Ary Pinto Jesus

Descrição: Estratigrafia e paleontologia do Paleozoico do Anticlinal de Valongo. Mineralizações associadas (tipos Sb-Au, Au-As, Pb-Zn-Ag e Sn-W): controlos litoestratigráficos e estruturais. Visita a mina de ouro.


5. A sequência paleozóica da região de Valongo-Arouca (N, Portugal)

Coordenadores: Artur A. Sá, Carlos Meireles, Pedro Correia, José Piçarra, Paulo Castro, Priscila Ferreira, Daniela Rocha, Deolinda Flores

Descrição: Durante esta excursão serão visitados diversos dos afloramentos paleozoicos da região de Valongo-Arouca, visando a compreensão e discussão de diferentes aspetos relacionados com a sua estratigrafia, bioestratigrafia e tectónica.


Secretariado

Skyros-Congressos

Av.Antunes Guimarães, 554 | 4100-074 - Porto

Telf.: +351 226 165 450 | Fax.: +351 226 189 539

Email: geologia2014@skyros-congressos.com

ORGANIZAÇÃO: