O III Congresso de Medicina Preventiva decorrerá em 5 e 6 de Junho de 2020 na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, organizado pelo Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde, e tem como objetivo a atualização de conhecimentos em Medicina Preventiva, enquanto elemento chave para uma abordagem abrangente e global da saúde no seu todo biopsicossocial.
No seguimento das edições anteriores, escolhemos o tema da descentralização e investimento na saúde como elemento central para o desenvolvimento sustentável da população.
A necessária equidade de acesso à saúde e não apenas ao tratamento das doenças obriga-nos a incorporar na organização social a personalização das respostas, seja de recursos humanos e físicos, seja da definição de metas e estratégias para as alcançar. Descentralizar é criar um nível de decisão e gestão local, simultaneamente flexível e funcional, com respeito pelas competências específicas, capaz de responder de forma eficiente às necessidades identificadas, e enquadrado naturalmente numa matriz mais ampla de caráter nacional e supranacional.
"Viver com saúde e com as doenças" é o tema deste congresso que nos remete para esta capacidade de adaptação face à adversidade numa perspetiva de que haverá sempre lugar à melhoria face à situação atual, que é também o lema da prevenção.
Nesta perspetiva serão abordados temas como a prevenção da doença respiratória, a prevenção cardiovascular, a obesidade e a diabetes, a saúde mental, a geriatria, a saúde sexual, a vacinação e a saúde oral. Incluirá ainda três cursos pré-congresso sobre diabetes, envelhecimento e vacinação.
Pretendemos ser um momento importante de atualização científica para uma Medicina moderna, capaz de responder aos desafios que se colocam neste século XXI, o que implica conseguirmos congregar os esforços dos diferentes atores nesta área. Contamos com todos.
Paulo Santos
Presidente do III Congresso de Medicina Preventiva
O auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto localiza-se na Rua Doutor Plácido da Costa.
Tem à sua disposição autocarro (204, 301 e 505), metro (linha D) ou comboio (linha de Braga).
A taxa de inscrição inclui acesso às sessões cientificas, documentação do congresso, certificado de presença e cafés.