Rosário Órfão Presidente da SPA

A Sociedade Portuguesa Anestesiologia vai organizar o seu congresso, no Centro de Congressos do Sana Lisboa Hotel, nos dias 9 e 10 de Março de 2018.

O título/ tema central do Congresso é "Anesthesiology the heart of the hospital".

A Anestesiologia é a alma, o coração da Medicina Hospitalar, exercendo a sua atividade de forma transversal, âncora de várias especialidades cirúrgicas e médicas, minorando a dor, o sofrimento e permitindo ao doente e família atravessar com dignidade um período difícil, mantendo a alma íntegra.

À imagem do que vem sendo hábito procuramos também este ano, uma atualização, nos principais temas da área da Anestesiologia, salientando sempre o aspeto humanista da especialidade.

António Pais Martins Presidente do Congresso

Caros Colegas

A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia vai realizar o seu Congresso Anual, nos dias 9 e 10 de março de 2018, no Sana Lisboa Hotel.

É com enorme honra e sentido de responsabilidade que lhe faço o convite para ativamente participar naquele que é o mais importante evento científico da nossa Sociedade e da Anestesiologia portuguesa.

A organização científica do Congresso da SPA de 2018, tem uma importante participação da Secção de Medicina Intensiva. O programa científico reflecte assim a confiança da Direcção da SPA, nomeadamente da sua presidente Dra. Rosário Orfão nesta Secção.

A Secção de Medicina Intensiva lançou o repto, prontamente aceite, a todas as Secções da SPA para contribuírem na elaboração deste programa, acreditando que em conjunto, conseguimos criar um programa equilibrado, abrangente e motivador. A todos os colegas envolvidos aqui fica o meu muito obrigado pelo excelente trabalho.

Numa altura de profunda renovação da Anestesiologia portuguesa, em que é evidente a crescente qualidade e diferenciação técnica e científica dos nossos internos da formação específica, dos nossos mais jovens e menos jovens especialistas, é fundamental afirmar a nossa Especialidade como Especialidade central e única no funcionamento hospitalar.

O tema central do Congresso “Anaestesiology the heart of the hospital” pretende refletir toda a diversidade da nossa competência. Esta competência em áreas clássicas como a Medicina do Per operatório, a Medicina Intensiva e de Emergência e a Medicina da Dor, são e têm que continuar a ser, as áreas que fazem da nossa Especialidade uma Especialidade central num hospital moderno.

Não podemos aceitar que a irreversibilidade desta diversidade de actuação, com claro prejuízo para os doentes, possa ser posta em causa.

Numa época em que a informação viaja à velocidade de um toque num teclado de computador, onde a consulta sobre qualquer tema é instantânea, mas carecendo em muitos casos de rigor científico, acredito que nada substitui a transmissão pessoal do conhecimento e experiência. O objectivo major dum Congresso Nacional deve ser assim essa transmissão pessoal e actualização do saber.

São inúmeras as razões para não faltarem ao vosso Congresso de 2018. Desde logo o leque de convidados de elevadíssima qualidade, sendo por este motivo impossível, fazer qualquer distinção entre a mais de uma dezena de convidados internacionais. A selecção dos palestrantes e moderadores nacionais foi feita pelo seu elevado reconhecimento científico e profissional. A todos eles o meu muito obrigado por terem aceitado o convite.

Com o objectivo de incentivar a troca de conhecimentos técnico-científicos entre pares e dessa forma melhorar as suas capacidades de desempenho profissional foram agendados vários cursos hands-on, que pretendem ir ao encontro das pretensões formativas.

Cursos pré congresso:

  • Curso de Simulação de Transporte do Doente Crítico – Coimbra, dia 08/03/2018 (Director Curso Dr. Vítor Almeida)
  • Curso de Via Aérea Difícil – Porto, dia 2/03/218 (Director Curso Dr. Jorge Matos Orfão)
  • Curso de Introdução à Anestesiologia para internos do 1º ano – Lisboa dia 8 de Março (Director Curso Dr. Rui Guimarães)
  • Curso de Introdução à Anestesiologia para Internos do Ano Comum – Lisboa dia 8 de Março (Director Curso Dr. Vítor Oliveira)
  • Curso de Curso de Monitorização Ecocardiográfica Transesofágica Intra-operatória – Lisboa, dia 8 de Março (Director Curso Dr. João Fernandes)
  • Curso de Fibroscopia - Porto, 3 de Março

Pretendemos também que o congresso, a par da formação científica, permita um alegre convívio e contribua para o estreitamento de relacionamentos pessoais, nomeadamente com os nossos convidados internacionais.

A apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações orais e posters, não foi descurada. Acreditamos que partilhar conhecimento e experiência é uma obrigação, por isso esperamos o vosso contributo.

Agradecemos a todos os nossos patrocinadores o apoio indispensável para a concretização deste evento científico e à Skyros, o nosso parceiro organizativo. Termino desejando que o evento decorra dentro das vossas elevadas espetativas e na certeza de que tudo faremos para vos bem acolher.

Até março em Lisboa.

Local do evento

Centro de Congressos
Sana Lisboa Hotel

Centralidade é a palavra-chave. A excelente localizão do hotel na Avenida Fontes Pereira de Melo (junto ao Marquês de Pombal), a curta distancia das zonas empresariais, assim como do centro histórico de Lisboa, torna o SANA Lisboa Hotel como o hotel de escolha em Lisboa.

Ver Mapa