A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV) tem vários desafios possíveis de concretizar se tiver a colaboração dos sócios e de todos os profissionais das áreas cirúrgicas abrangidas.
O primeiro desafio é ser parte integrante nos mecanismos de Certificação Europeia da Especialidade. A UEMS (European Union of Medical Specialists) está prestes a passar para a lei de cada país a necessidade de Certificação Europeia comum para as especialidades e a Recertificação do Estado Profissional Corrente, pelo menos para os médicos que querem exercer fora dos seus países de formação. A SPCCTV e os Colégios da Ordem dos Médicos devem colaborar para a definição dos currículos e das avaliações bem como para a adaptação das directivas da UEMS à realidade portuguesa.
Outro desafio é o restabelecimento de bases de dados nacionais da actividade cirúrgica nas diferentes áreas. A EACTS (European Association for Cardiothoracic Surgery) disponibiliza uma plataforma online para registo e análise estatística em cirurgia cardíaca do adulto (Adult Cardiac Database do programa de melhoria da qualidade, aqui designada QUIP). De fácil acesso e sem custos associados, necessita da adesão formal de cada centro à plataforma para responsabilização da informação inserida.
+>A SPCCTV finalizou as negociações e tem um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Direcção Geral de Saúde (DGS) para ter, num contexto legal e devidamente protegido, uma base de dados conjunta com os dados cirúrgicos da QUIP. A conexão à DGS irá permitir o acesso automatizado à informação de morte através do programa SICO (Sistema informatizado de Certificados de Óbito) bem como a um número único do doente, que possibilita o seguimento do doente anonimizado em qualquer ponto do país. A ligação à SPC e ao seu CNCDC (Centro de Colheita de Dados em Cardiologia) permite uma plataforma profissional, uma estrutura estável e maiores possibilidades de financiamento de diversas fontes. Cada centro cirúrgico, com as bases de dados locais, enviará os dados requeridos para a base de dados central, que depois de completados e tratados, enviará para a QUIP. Falta ainda muito trabalho a nível local e é necessário o empenho de todos os profissionais.
A formação de internos e jovens cirurgiões está facilitada nos últimos anos com a possibilidade de, por iniciativa própria, fazerem estágios em outros serviços públicos, acordo conseguido pela SPCCTV e o Internato Médico Nacional.
O trabalho da SPCCTV, quer na Cirurgia Vascular quer na Cirurgia Cardíaca, sobre recomendações e critérios para o tempo máximo de espera para cirurgia, não conseguiu ainda tradução oficial na legislação que regula o SIGIC e o serviço Nacional de Saúde, mas é claro um maior rigor na priorização dos doentes e uma maior flexibilidade na sua referenciação e transferência.
Os desafios são grandes mas representam oportunidades de desenvolvimento da nossa sociedade.
Localizado sobre uma das mais emblemáticas praias do Algarve, o Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa distingue-se pela diversidade de espaços que oferece para a realização do seu evento. A este variado leque de escolha, junta-se um serviço de excelência, estando assim reunidas todas as condições para satisfazer as necessidades do evento com sucesso.
Ver mapa