A edição deste ano do evento SPCCTV 4DVisions vai decorrer entre 26 e 28 de novembro, no Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira. Em entrevista à News Farma, o Dr. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), mencionou as novidades, que fazem parte do programa científico. Assista ao depoimento.
“É uma iniciativa para a qual fomos convidados pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca Torácica e Vascular (SPCCTV) e que aceitámos de imediato, uma vez que a Medicina Geral e Familiar (MGF) baseia a sua atividade numa grande articulação com todas as especialidades hospitalares tais como a cirurgia cardíaca, a torácica e a vascular”, explicou o presidente.
Segundo o Dr. Nuno Jacinto tanto a APMGF como a MGF estão muito bem representadas ao longo dos três dias do congresso. “Vamos ter muitas sessões conjuntas: vamos falar sobre vias verdes de referenciação; de cancro no pulmão; de ecocardiografia; e das patologias mais frequentes em cada uma das áreas de relevo”.
“Iniciativas como esta, que permitem ter as várias especialidades a discutir estes temas de uma forma informal, aberta, completa são obviamente muito importantes para todos, quer para nós, médicos de família, quer para os colegas hospitalares”, concluiu.
"Juntos pelos doentes" é o mote do evento, que decorre de 26 a 28 de novembro, no Hotel Real Santa Eulália, em Albufeira, e segue o conceito SPCCTV 4DVisions. Em entrevista à News Farma, o Dr. Gonçalo Cabral, presidente da SPCCTV revelou os contornos da edição deste ano, e apelou à participação ativa dos pares.
Segundo o Dr. Gonçalo Cabral, a comissão organizadora e a direção pensaram o tema "Juntos pelo doente", com uma reflexão sobre os últimos anos de contexto pandémico, acreditando que apenas a unir esforços é possível fazer o Serviço Nacional de Saúde avançar, nomeadamente, nas áreas da cirúrgia cardíaca, toráxica e vascular. Este ano, o congresso advém de uma parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
A ambição da organização é que este seja um evento de sucesso, quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista social.
Este ano, o Congresso SPCCTV-4DVisions tem como 4.ª dimensão a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), o que permitirá abordar um conjunto de problemas de interesse comum a todas as especialidades envolvidas, discutindo tópicos de grande interesse científico, dando expressão real ao lema do congresso “Together for the Patients”