Regulamento para Submissão de Resumos

Normas para submissão de resumos

O Congresso da SPCCTV - 4D Visions vai aceitar resumos que poderão ser submetidos como comunicação oral ou comunicações curtas valorizando-se os trabalhos que mais se destaquem pelo seu contributo científico, relevância clínica, qualidade e originalidade.

Além da validade científica do conteúdo, a forma do resumo vai ser considerada na avaliação para submissão só sendo aceites os resumos que cumprirem as regras que estão definidas à frente.

Sugere-se fortemente ler e considerar os documentos de "Sugestões para escrever um resumo de trabalho original".

Os resumos devem conter Título, Autores, Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões.

O idioma do resumo deverá ser em Inglês (obrigatório). Este é o idioma oficial para publicação na revista caso o trabalho seja aceite, dado que é uma revista indexada à PubMed.

Não serão considerados os trabalhos originais e revisões de casuística em que nos resumos não sejam apresentados os resultados finais do trabalho proposto.

O texto sem título e autores deve ter no máximo 400 palavras.

O resumo do trabalho será avaliado por revisores independentes segundo uma grelha de classificação pré-determinada.

O prazo de submissão dos resumos é dia 02 de Outubro de 2022.

Todas as comunicações orais e comunicações curtas aceites serão discutidas no congresso.

Sugestões para escrever um resumo de trabalho original

O objetivo do Congresso da SPCCTV - 4D Visions é proporcionar troca de conhecimentos e experiências dentro da comunidade.

Escrever um resumo para o congresso é uma forma importante de partilhar o seu trabalho de investigação ou experiência clínica com os seus pares e colegas.

Por vezes a apreciação de um trabalho é prejudicada pela forma como é exposto. Tal situação pode levar a que um bom trabalho científico não possa ser partilhado com os colegas da forma que merece.

Na tentativa de prevenir esta ocorrência a informação subsequente pretende dar conselhos práticos de como escrever um resumo que tenha as melhores hipóteses de ser bem classificado pelos revisores e seleccionado para o próximo congresso.

Porquê escrever um resumo?

Um resumo é uma versão curta do primeiro rascunho de um artigo. É importante por diversas razões:

  • Proporciona a primeira oportunidade de anunciar e citar os resultados preliminares do seu estudo
  • Permite-lhe comunicar os seus achados aos seus colegas obtendo resposta e críticas
  • Constitui o início do objectivo último de um trabalho de investigação, que é o de escrever e publicar um artigo numa revista conceituada.

A estrutura do resumo deve incluir:

Título

O título deve conter uma ideia precisa do conteúdo do resumo. Deve expor tanto quanto possível o conteúdo e os objectivos do estudo, a abrangência da investigação, o desenho do estudo e os objectivos. Em regra é preferível que descreva o que foi investigado do que seja uma afirmação dos resultados ou conclusões. Idealmente o título deve ter 10-12 palavras, deve ser simples de forma a permitir uma compreensão fácil e deve evitar o jargão ou acrónimos pouco familiares ou abreviaturas.

Autores

A lista de autores deve restringir-se aos indivíduos que trabalharam no estudo, que o conceberam, desenharam, obtiveram os dados, analisaram os números e escreveram o resumo. O autor que apresenta o resumo deve vir em primeiro lugar. Todos os autores devem ler e aprovar o resumo antes de ser submetido.

Corpo do resumo

Um bom resumo deve abordar as 5 questões a seguir enumeradas nas secções relevantes:

  1. “Porque é que começou?” – Introdução ou histórico
    Deve sumarizar, preferencialmente numa frase, o conhecimento actual ou o estado da arte especificamente relacionado com o trabalho que está a apresentar.
  2. “O que é que tentou fazer?” – Propósitos e objectivos
    Aqui deve definir o objective do estudo e idealmente incluir uma afirmação curta da hipótese a ser testada. Um estudo legítimo não se efectua “para provar que qualquer achado é verdadeiro”, mas “para descobrir se um determinado facto é verdadeiro”. A diferença parece pequena mas é de facto abissal. A exposição de uma hipótese formal demonstra objectividade.
  3. “O que é que fez?” – Métodos
    Num resumo, a descrição dos métodos deve ser concisa e a maior parte dos detalhes deve ser omissa. No entanto, numa frase curta deve dar ao leitor uma ideia capaz do desenho do estudo, o contexto em que foi efectuado, e o tipo de doentes ou medições que foram incluídos.
  4. “Quais foram os seus achados?” – Resultados
    É importante mencionar os resultados principais do estudo, não do ponto de vista subjectivo (“encontrámos que o equipamento X era superior ao equipamento Y”) mas na forma de dados reais. Deverá efectuar opções relativamente aos dados que vai escolher para apresentar no resumo e nos achados nos quais irá basear as suas conclusões. Não inclua uma tabela ou figura excepto se for estritamente necessária para mostrar os seus resultados.
  5. “Qual o significado deste estudo?” – Conclusões
    Constrangimentos de espaço limitam geralmente as conclusões a uma única frase explicando porque pensa que os seus resultados são importantes e implicações potenciais. Mantenha as suas conclusões dentro da razoabilidade suportada pelos resultados do seu estudo. Lembre-se de que o seu estudo foi restringido a determinados doentes ou a uma terapêutica particular ou a um dispositivo específico e os resultados podem não ser extrapoláveis para além destes determinantes.

Algumas regras básicas que deve seguir na elaboração do resumo:

Siga as instruções
O seu estudo merece a melhor hipótese de ser revisto e apresentado. Isto significa que deve seguir as regras de submissão:

Use frases simples
Excepto se foram básica e universalmente aceites os acrónimos e abreviaturas devem ser expostos por extenso na primeira vez que são utilizados no resumo. De forma semelhantes expressões locais ou jargão devem ser evitados.

Pergunte aos colegas
Antes de submeter o resumo, ele deve ser reverificado relativamente à exactidão não só dos dados apresentados mas igualmente dos métodos e outros detalhes.

Tabelas e figuras devem ser verificadas de forma especialmente cuidada. A leitura por um ou mais colegas que não tenham estado envolvidos no estudo e que possam criticar de forma construtiva pode ser extraordinariamente útil.

Habitualmente um bom resumo demora alguns dias a ser construído e envolve diversas pessoas.

Peça ajuda a um supervisor que não esteja familiarizado com o caso sendo mais fácil detectar pontos pouco claros ou que carecem de maior detalhe.

Faça revisões baseadas nas sugestões. Finalmente submeta a outros leitores para avaliação de erros de sintaxe ou gramática. Ler o resumo alto é uma boa forma de detectar frases estranhas ou omissão de palavras.

Reveja a listagem que deve compor um resumo:

  • Data limite de submissão do resumo: 02 Outubro 2022
  • O apresentador aparece como 1º autor.
  • O apresentador cumpre as regras requeridas para elegibilidade de apresentação.
  • As afiliações dos autores estão listadas.
  • O resumo está organizado de forma clara em Introdução, Objectivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão
  • O resumo está conforme as regras exigidas, tem o número de palavras e o formato que é requerido.

Os resumos devem ser submetidos exclusivamente através deste website, caso contrário não serão considerados.

Especialidade: Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Anestesia

Forma de Apresentação: Comunicação Oral ou Comunicação Curta